Talhões Experimentais

Os talhões experimentais, formativos e demonstrativos promovem modos de produção sustentáveis e evidenciam práticas de agricultura biológica, sintrópica, regenerativa, tradicional, familiar, biodinâmica, de baixo carbono e circular. Também são abordados métodos inovadores como o método miyawaki, e abordagens integralistas como a permacultura ou a agroecologia.

A Ecotopia Activa facilita e organiza formações e visitas aos talhões experimentais que dinamiza nas hortas comunitárias de Tavira.

Nos talhões experimentais são promovidas ações de formação acessíveis a toda a comunidade, nomeadamente: a facilitação de visitas interpretativas para públicos escolares; o suporte e assistência técnica aos hortelãos das hortas comunitárias; as parcerias para fins de experimentação e de investigação; as formações de capacitação em modos de cultivo sustentável para todos os tipos de público.

O excedente de produção obtido nos talhões é direccionado para populações vulneráveis e instituições de solidariedade social, e também distribuído parcialmente pelos voluntários que ajudam na rega e na manutenção dos talhões, sendo ainda salvaguardado uma parte da produção para reprodução de sementes tradicionais.