A ECOTOPIA ACTIVA é uma associação que tem na sua génese o Movimento de Cidadãos pela defesa do Centro de Experimentação Agrária de Tavira e Hortas Urbanas de Tavira. O movimento dinamizou múltiplas iniciativas amplamente valorizadas pela comunidade, designadamente, a mobilização, contacto e dinamização inicial da hortas comunitárias em Tavira, a organização de fóruns de debate, a paragem do desenvolvimento de um projecto de via rodoviária que iria prejudicar o centro de experimentação agrária de Tavira, a promoção de visitas de estudo temáticas vocacionadas para as problemáticas da sustentabilidade, a realização de vídeos e séries documentais sobre o Posto Agrário de Tavira, num projecto inédito que deu a conhecer a memória valiosa daquele espaço emblemático.
A atividade do movimento de cidadãos, que continua bastante activo, pode ser acompanhada aqui.
Uma das motivações basilares da Ecotopia Activa é a defesa do Ambiente, dos recursos naturais e dos ecossistemas. A associação alia a sua ação sobre estas problemáticas à capacitação das comunidades e dos cidadãos, fornecendo-lhes ferramentas práticas para que possam fortalecer a sua resiliência em tempos de crise climática e reivindicar a sua auto-determinação alimentar. A associação contribui para a construção de cidades e concelhos sustentáveis e circulares.
A Associação Ecotopia Activa estabelece parcerias e colaborações activas com as seguintes entidades: Al-Bio - Associação Agroecológica do Algarve, AGROBIO - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, Parceria Semente, Associação Terras do Baixo Guadiana, Red Andaluza de Semillas, Associação Colher para Semear, PAS - Plataforma Água Sustentável, Transition Network, Transição Em Portugal, Tavira em Transição, MAPS - Movimento de Apoio à Problemática da Sida, GATO - Grupo de apoio a Toxicodependentes, Akiparasi - Movimento Solidário de Cabanas de Tavira, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Município de Tavira, Grupo de Trabalho para o Plano de Ação da Dieta Mediterrânica coordenado pela Universidade do Algarve e pela CCDR Algarve. Parte do projecto BIOMAQ e parte das Formações contam com o apoio do Município de Tavira.
Com sede em Tavira, a associação foi constituída a 7 de Fevereiro de 2022 e tem como finalidades a promoção, divulgação e formação no âmbito das áreas do Ambiente, Agricultura, Alimentação, Educação, Paisagem, Património, Inovação, Cultura, Sócio-economia e Cidadania.